esq3.png
   
topo.png
.
 
empresa.png
 


Dr Elias Mansur
CRO-PR 17.332 - Especialista em Ortodontia e Implantodontia




  • Especialista em Ortodontia pela Sociedade Paulista de Ortodontia.

  • Especialista em Implantodontia pela ABO Associação Brasileira de Odontologia Ponta Grossa-Pr

  • Curso de Cefalometria ABO Ponta Grossa-Pr.

  • Curso de Typodont ABO Ponta Grossa-Pr.

  • Membro Associação Brasileira de Odontologia ABO Ponta Grossa- Pr, desde 2005.

____________________________________________________________________________________

O que é ortodontia?

Ortodontia é uma especialidade da odontologia que corrige a posição dos dentes. Dentes tortos ou dentes que não se encaixam corretamente são difíceis de serem mantidos limpos, podendo ser perdidos precocemente, devido ao desgaste e à doença periodontal. Também causam um estresse adicional aos músculos de mastigação que pode levar a dores de cabeça,dores em alguns dentes, disfunção tempero mandibular (bruxismo), e dores na região do pescoço, dos ombros e das costas. Os dentes tortos ou mal posicionados também prejudicam a sua aparência.

Não existe limite de idade para se usar aparelho!


Como saber se preciso de um ortodontista?

Apenas seu dentista especialista em ortodontia poderá determinar se você poderá se beneficiar de um tratamento ortodôntico. Fazendo uma consulta com seu especialista ele poderá determinar se vai ter algum beneficio estético ou funcional com um tratamento ortodôntico ou não. Depois disso é pedido alguns instrumentos de diagnóstico que incluem um histórico dentário completo, um exame clínico, moldes de gesso de seus dentes, fotografias e radiografias especiais, dai seu ortodontista poderá decidir qual o melhor plano de tratamento para o seu caso.


O que é disfunção temporo mandibular (DTM)?

DTM, ou disfunção temporo mandibular, é uma alteração da articulação que liga o maxilar à mandíbula que pode, por exemplo, não estar funcionando adequadamente. Essa articulação é uma das mais complexas do corpo humano, responsável por mover a mandíbula para frente, para trás e para os lados. Qualquer problema que impeça a função ou o adequado funcionamento deste complexo sistema de músculos, de ligamentos, de discos e de ossos é chamado de DTM.

Entre as principais causas de uma disfunção temporo mandibular (DTM) está o bruxismo, que consiste no ato de apertar (ou ranger) os dentes, principalmente durante o sono. Esse distúrbio pode levar ao desgaste da articulação, estalos ao abrir a boca, desgastes dos dentes, e com isso à dor. Dr. Elias Mansur diz que tudo isso pode ser causado por próteses mal adaptadas,falta de dentes, restaurações fora de nível ou dentes mal posicionados e até stress. Nesse caso, o tratamento adequado é o ortodôntico e deve ser definido junto ao especialista. 

Alguns dos sintomas mais comuns de DTM são:

  • Dores de cabeça (freqüentemente parecidas com enxaquecas), dores de ouvido, dor e pressão atrás dos olhos;

  • Um "clique" ou sensação de desencaixe ao abrir ou fechar a boca;

  • Dor ao bocejar, ao abrir muito a boca ou ao mastigar;

  • Mandíbulas que "ficam presas", travam ou saem do lugar;

  • Flacidez dos músculos da mandíbula;

  • Uma brusca mudança no modo em que os dentes superiores e inferiores se encaixam.

  • Até dor em dentes.

____________________________________________________________________________________

Tipos de aparelhos ortodônticos

- Fixo metálico nacional

- Fixo metálico importado

- Fixo estético nacional

- Fixo estético importado

- Fixo auto ligado importado, estético e metálico

- Aparelhos móveis

- Aparelhos ortopédicos

____________________________________________________________________________________


IMPLANTE DENTAL

O implante dental é um parafuso de titânio que substitui a raiz de um dente natural perdido. O titânio utilizado para o implante é de altíssimo grau de pureza e biocompatível com o organismo humano, isto é, não provoca rejeição.

O implante serve de apoio para a prótese (a coroa do dente) que deve ser semelhante aos dentes naturais em estética e função. O implante dental pode ser indicado para repor a perda de todos os dentes, de alguns ou de apenas um dente.

A perda de dentes pode levar problemas estéticos, de mordida e ósseos, portanto é fundamental uma rápida reposição do dente. A mastigação adequada e uma correta trituração dos alimentos promovem uma digestão saudável. Recuperar os dentes significa ganhar saúde, auto-estima e estética facial.

Como vantagens dos implantes, temos:

- o implante é fixo;

- o implante não necessita de nenhum desgaste nos dentes vizinhos;

- o implante preserva a estrutura óssea;

- o implante aumenta a auto-estima;

- o implante devolve a capacidade mastigatória e a saúde.

O implante é inserido no osso mandibular ou maxilar através de uma cirurgia que é realizada no próprio consultório odontológico sob anestesia local. Após a instalação do implante, ocorre o período de osseointegração, ou seja, é a fase em que o osso ao seu redor torna-se unido à superfície de titânio, é importante que nessa etapa o implante não sofra cargas excessivas de mastigação, movimentações ou a pressão de uma prótese removível. O implante demora em média 3 meses para osseointegrar no osso, após esse período pode-se começar a fase de confecção da prótese sobre o implante. Em alguns casos podem-se realizar a cirurgia e a prótese no mesmo dia, os chamados implantes de carga imediata. Esses casos devem ser bem selecionados pelo dentista implantodontista, pois necessitam de uma avaliação metódica das condições ósseas e saúde do paciente.

Após a conclusão do tratamento com implantes, para a manutenção de uma condição saudável e ideal, é necessária uma conscientização do paciente através de cuidados com a higienização das próteses instaladas sobre o implante e é fundamental as visitas regulares ao dentista para avaliação.

SEDAÇÃO COM ÓXIDO NITROSO
 

Procedimentos odontológicos simples ou complexos podem ser feitos em consultório dentário sob sedação. A sedação consciente é uma técnica que permite o relaxamento do paciente durante o procedimento odontológico (cirurgia de implantes), não afeta sua habilidade de respirar e responder apropriadamente à estimulação física e a comando verbal. Nesta sedação o paciente utiliza uma máscara nasal por onde aspira um gás o óxido nitroso misturado com oxigênio.

A sedação é feita para pacientes que tem medo de dentista, medo de sentir dor, medo do consultório odontológico, medo de sangue, etc. O procedimento se torna simples para o paciente, pois ele fica relaxado, facilitando o tratamento e tornando o procedimento menos estressante. Além disso, a sedação com óxido nitroso é feita em consultório sem necessidade de internação hospitalar.

Esta sedação não é anestesia geral, pois a anestesia geral utiliza medicamentos mais potentes e o paciente fica inconsciente, precisando do auxilio de aparelhos para respirar. Durante uma sedação simples o paciente permanece sonolento, porém acordado e consciente.

Qualquer paciente com boa saúde geral pode ser submetido à sedação com óxido nitroso.

____________________________________________________________________________________

Galeria de Fotos


   
rodape.png